top of page

Media kit

Clecio Bunzen é formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou curso de Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no campo da Linguística Aplicada. Em 2020, finalizou um pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atua como professor do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da UFPE, além de desenvolver pesquisas em dois programas de pós-graduação (PPGL e Profletras). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Literária (GPEL). 

 
FOTOCLECIOBUNZEN.jpeg

Felipe Munita es profesor en la Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Austral de Chile. Es autor de Hacer de la lectura una experiencia (Biblioteca Nacional del Perú, 2020), Yo, mediador(a): mediación y formación de lectores (Octaedro, 2021; El Hacedor, 2023), y co-autor de Acompañar al lector (Graó, 2022), además de diversos artículos científicos y divulgativos sobre mediación de la lectura, educación literaria y poesía para niños y jóvenes. Sus libros de poesía han sido merecedores de los más importantes premios de literatura infantil y juvenil del ámbito iberoamericano, entre los cuales destaca el Premio Hispanoamericano de Poesía para la Infancia. 

 

Entre 22 a 24 de abril de 2024, o Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, será o epicentro de um evento científico online de renome internacional: as IV Jornadas Internacionais de Educação Literária e o Fórum Ibero-Americano de Literacias/Letramentos. Esta edição promete ser um marco significativo na promoção da educação literária e dos letramentos, especialmente em tempos desafiadores. Desde a 1ª edição, em 2021, as jornadas têm-se consolidado como um espaço crucial para reflexões sobre o papel da leitura literária na formação de leitores críticos e reflexivos. Nesta quarta edição, as Jornadas Internacionalizam-se ao se unir ao Fórum Ibero-Americano de Literacia, ampliando assim seus horizontes e conectando-se às memórias afetivas das diversas comunidades leitoras. O objetivo é estabelecer um compromisso sólido com a formação do leitor literário, abordando questões relevantes e atuais no campo da educação literária e dos letramentos. O evento é destinado a um público diversificado, incluindo estudantes universitários, professores, bibliotecários, mediadores de leitura e interessados em geral. Por meio de palestras, mesas-redondas, comunicações e workshops, os participantes terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, contribuindo assim para o avanço da educação literária em contextos ibero-americanos. O programa abrange uma variedade de sessões, incluindo conferências sobre literatura infantil, políticas de leitura, mediação leitora, apresentações de livros, debates sobre práticas de leitura e educação literária e mesas redondas sobre estas temáticas. Destacam-se a conferência de abertura por Clécio Bunzen "Nas encruzilhadas das memórias: uma prosa sobre educação literária", a conferência por José António Gomes sobre os 50 anos do 25 de abril e a conferência de encerramento por Felipe Munita sobre "La poesía en la educación literária". Terão lugar também Mesas Redondas subordinadas aos seguintes temas: Literatura para a infância, textos e autores; Políticas de Leitura no Brasil/Portugal/Angola; Práticas de leitura e mediação literária; Literacias/letramentos e formação de professores. A troca de experiências internacionais é um ponto forte do evento, proporcionando uma visão diversificada sobre os desafios atuais e futuros no campo da educação literária. O evento será realizado de forma online, proporcionando assim acesso global e possibilitando a participação de um público diversificado, independentemente das suas localizações geográficas.

bottom of page