V Jornadas Internacionais de Educação Literária
Media kit
Comunicado de Imprensa
V Jornadas Internacionais em Educação Literária reúnem mais de 140 participantes de oito países
Braga, 23 de abril de 2025 — O Instituto de Educação da Universidade do Minho está a ser palco das V Jornadas Internacionais em Educação Literária, um evento de referência que, este ano, reúne 144 participantes oriundos de oito países, sublinhando o caráter global e a relevância crescente da literacia e da mediação leitora em contextos educativos diversos.
Com representantes do Brasil (84 participantes), Portugal (43), Angola (10), Colômbia (2), Espanha, Venezuela, Cabo Verde e Chile (com 1 representante cada), as Jornadas refletem uma vibrante diversidade geográfica e cultural, favorecendo o intercâmbio de práticas, saberes e experiências no domínio da Educação Literária.
Do total de inscritos, 54 são comunicantes, que irão partilhar projetos, investigações e experiências pedagógicas inovadoras, num esforço conjunto de construção de uma comunidade educativa internacional, crítica e colaborativa.
O evento constitui uma oportunidade única para aprofundar o debate académico, fomentar redes de colaboração internacional e afirmar o papel transformador da educação literária na construção de sociedades mais críticas, inclusivas e leitoras.
Marcel Alvaro de Amorim é um académico brasileiro com destacada atuação nas áreas de LinguÃstica Aplicada, ensino de literatura e estudos bakhtinianos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, é docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em LinguÃstica Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sua formação académica inclui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e mestrado e doutorado em Letras (LinguÃstica Aplicada) pela UFRJ. Realizou também pesquisa de pós-doutorado em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do King's College London, no Reino Unido

Regina dos Santos Duarte é a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), função que assumiu em 1 de setembro de 2022. É doutorada em Literacias e Ensino da Literatura pela Universidade do Minho, com a tese intitulada Ensino da Literatura: Nós e Laços (2008–2013), e licenciada em LÃnguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Universidade Nova de Lisboa. Com uma carreira marcada pela promoção da lÃngua e cultura portuguesas no contexto internacional, Regina Duarte foi Coordenadora do Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, no âmbito do Instituto Camões I.P., e Adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Londres desde 2011. É fundadora da Anglo-Portuguese School of London (2016) e presidente da Fundação Talent Education Trust (desde 2019). Participa ativamente em diversas organizações, como o Consórcio Português LÃngua de Herança HL2 e a Teachers and Researchers of Portuguese in the UK. No campo académico, destacou-se como investigadora no projeto LIFT2 – A Literary Framework for Teachers of Secondary Education (2009–2012), e coorientadora de teses de mestrado em Português LÃngua Estrangeira, em colaboração com a Universidade do Porto. Entre 2002 e 2009, integrou e liderou a Equipa de Português na Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. Em reconhecimento pelo seu contributo para a educação e promoção da lÃngua portuguesa, foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem da Instrução Pública, atribuÃdo pelo Presidente da República de Portugal.

Paulo Jaime Lampreia Costa é Professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora desde 2007. Licenciado em Ensino de Português e Francês e Doutorado em Ciências da Educação pela mesma universidade, defendeu a tese A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação, que reflete os seus interesses centrais nas áreas do ensino da literatura, da educação literária e do ensino das lÃnguas. Integra o Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIEP-UE) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL), participando ativamente em diversas sociedades cientÃficas. Dedica-se ainda à orientação de teses de doutoramento e dissertações de mestrado, bem como à supervisão da prática pedagógica em contexto de formação inicial de professores.
